Assine nossa
newsletter

Um guia para falar dos ODS (sem passar vergonha)

30.11.2023
Autor: Colab
cidadao

Tem se falado cada vez mais sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (os ODS). Mas o que são estes objetivos, e quem os estabeleceu?

Estamos aqui para te ajudar a entender alguns aspectos básicos dos ODS, tanto para você conseguir falar deles sem passar vergonha, mas também porque você precisa saber o que eles são e começar a agir. Mesmo!

Os ODS são uma agenda mundial com 17 objetivos e 169 metas para serem atingidos até 2030 (por isso que chamamos também de Agenda 2030). Essa agenda foi definida em 2015 durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, lá em Nova York, na sede da ONU. Essa Agenda, e cada um dos ODS, afirma que precisamos tomar medidas ousadas e transformadoras para colocar o mundo em um caminho sustentável.

Ao falar em desenvolvimento sustentável, existe um grande campo de estudos que traz diferentes conceitos para o tema, mas aqui podemos pensar que é o desenvolvimento capaz de obter o crescimento econômico necessário, garantindo a capacidade de atender às próximas gerações. Em uma pesquisa que fizemos no início do ano com usuários do Colab, a maioria definiu cidade sustentável como uma cidade que atenda às necessidades da população atual, mas sem comprometer as necessidades das próximas gerações. Ou seja, não é apenas olhar para o meio ambiente, como muitas pessoas acham, mas é considerar sempre o aspecto econômico, o social e o ambiental.

Quando estamos falando dos ODS, é interessante porque eles integram uma quarta dimensão a essa lógica: a institucional. O trecho abaixo é a explicação dessas dimensões, divulgada no site Estratégia ODS:

Social: relacionada às necessidades humanas, de saúde, educação, melhoria da qualidade de vida e justiça.

Ambiental: trata da preservação e conservação do meio ambiente, com ações que vão da reversão do desmatamento, proteção das florestas e da biodiversidade, combate à desertificação, uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos até a adoção de medidas efetivas contra mudanças climáticas.

Econômica: aborda o uso e o esgotamento dos recursos naturais, a produção de resíduos, o consumo de energia, entre outros.

Institucional: diz respeito às capacidades de colocar em prática os ODS. Tendo entendido então o que é desenvolvimento sustentável, e o que é a Agenda 2030, agora você precisa saber quais são os temas abordados pelos ODS.

imagem com o logo das ODS

O ODS 17, sobre parcerias de implementação, tem tudo a ver com a quarta dimensão mencionada acima, a institucional, e este é um dos grandes diferenciais dos ODS em relação à agendas anteriores de desenvolvimento, como os Objetivos de Desenvolvimento do Milienio (ODM).

E por que você precisa saber dos ODS?Porque, independente da sua atuação, essa é uma agenda que precisa ser adotada pelos mais diversos atores para que o projeto tenha sucesso. É necessário envolver as organizações da sociedade civil, do setor privado, de governos locais e da academia, além de também engajar cada indivíduo em suas ações individuais.

E será que estamos perto de atingir esses objetivos?

Ninguém melhor do que nós mesmos para responder isso, né? Responde essa consulta avaliando a sua percepção sobre Cidades Sustentáveis (o ODS 11), e logo que você terminar de preencher já vai vir um gráfico te mostrando os resultados.

E no começo de 2019, quando tivermos finalizado essa coleta de percepções da população, vamos disponibilizar um relatório consolidado das respostas!

Quer saber mais sobre os ODS, e sobre como as cidades se envolvem com essa agenda?

Vem cá, na terça que vem teremos um Webinar sobre isso, às 10hrs! Se inscreve aqui no link: https://pages.colab.re/landing-webinar-cidades-colaborativas-e-o-desenvolvimento-sustentavel

Depois conta pra gente se esse artigo foi útil, e compartilha também quais ações você tem tomado para alcançar os ODS até 2030!

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

24.06.2024

Gestão colaborativa: transforme a relação entre cidadãos e administração pública

16.05.2024

Saiba qual é o poder do design de serviços na transformação do setor público