Assine nossa
newsletter

Você sabe qual é o papel da ONU?

30.11.2023
Autor: Colab
cidadao

O que te vem em mente toda vez que você ouve o nome ONU? 

Por que ela sempre está envolvida em assuntos econômicos, relacionados a guerras, meio ambiente ou desenvolvimento?

É muito comum saírem notícias na mídia sobre ações, assembleias ou declarações da Organização das Nações Unidas (ONU) voltadas para os mais variados temas. Mas afinal de contas, o que é a ONU e o que ela faz?

A gente te explica neste artigo 😉 

A paz após uma grande guerra

O mundo todo ficou chocado com as violências e atrocidades cometidas contra a humanidade durante a Segunda Guerra Mundial. A maior parte das nações queria manter a paz entre si e que existisse um órgão internacional que mediasse situações de conflito entre países. Para isso, diversas negociações foram realizadas entre os interessados e a ONU foi criada em 24 de outubro de 1945, a partir da ratificação da Carta das Nações Unidas.

A mais importante das cartas

A Carta das Nações Unidas, documento mais importante do órgão, possui 19 capítulos e 111 artigos que versam sobre os mais diversos assuntos e falam sobre o estabelecimento de paz e segurança entre as nações, além de determinar diretrizes a serem seguidas pelos membros. O documento também estabelece a criação de 6 órgãos principais da ONU, sendo eles a famosa Assembleia Geral, o Conselho Econômico e Social, o Conselho de Tutela, o Conselho de Segurança, a Corte Internacional de Justiça e o Secretariado.

Mas afinal de contas, o que é que a ONU faz?

A ONU é uma organização internacional responsável por mediar conflitos entre países, disseminar a cultura de paz entre as nações, defender o respeito aos direitos humanos e promover o desenvolvimento sustentável e econômico dos países e a cooperação entre eles. Por esses motivos é que a ONU está presente em praticamente todos os assuntos que envolvem relações internacionais 🙂  

O órgão é regido por uma série de propósitos e princípios voltados à paz e ao desenvolvimento cultural, econômico, humanitário e social das nações.

Onde fica a ONU?

A principal (e primeira) estrutura da ONU fica sediada em Nova Iorque (EUA), porém existem outras sedes espalhadas pelo mundo, em países como Áustria (Viena), Quênia (Nairóbi) e Suíça (Genebra). Além disso, o órgão possui escritórios espalhados na maior parte dos países existentes, variando de acordo com as demandas apresentadas pelas próprias nações à Organização.

Países que compõem a ONU

Atualmente a ONU conta com 193 países membros, dos quais 51 são fundadores da Organização, dentre eles o Brasil. Os países podem ser suspensos ou expulsos caso violem continuamente os princípios contidos na Carta da ONU.

ONU no Brasil

No Brasil, a ONU possui escritórios em pelo menos três estados (Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo) e no Distrito Federal, e é representada por 26 agências.

Preparamos um material exclusivo sobre o trabalho da organização em nosso país, clique aqui para ter acesso.

Você sabia…?

  • A ONU é um órgão totalmente apartidário, sem ideologia política ou crença religiosa;
  • A organização também trabalha em prol da igualdade de gênero e possui um órgão voltado para o desenvolvimento de políticas públicas e garantia dos direitos humanos das mulheres e das meninas, o ONU Mulheres;
  • São usadas seis línguas oficiais nos documentos e comunicações da ONU: inglês, espanhol, mandarim, árabe, russo e francês;
  • O Brasil é sempre o primeiro país a falar nas Assembleias Gerais da ONU. A tradição começou na segunda edição e não há um motivo específico para isso, mas há quem diga que se deve ao fato do país se manter neutro e pacífico nas discussões;
  • Você também pode ajudar a ONU a construir cidades mais sustentáveis, basta responder a Consulta Cidades Sustentáveis.

É impossível descrever em um breve artigo a dimensão do trabalho da ONU no mundo, já que se trata do maior órgão internacional existente e que está presente em todas as nações. Mas já deu pra perceber o quanto a atuação dela é importante, né? Se você quiser saber mais sobre o trabalho da ONU, acesse o site www.nacoesunidas.org .

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

16.05.2024

Saiba qual é o poder do design de serviços na transformação do setor público