Assine nossa
newsletter

Vote em Niterói para o Prêmio Internacional de Melhor Participação Cidadã

30.11.2023
Autor: Colab
governo

Niterói foi selecionada como finalista para o Prêmio de Melhor Prática de Participação Cidadã promovido pelo Observatório Internacional de Participação Democrática (OIDP)

A cidade é uma das únicas brasileiras na lista de finalistas, que inclui várias outras cidades de todo o mundo. Abaixo, listamos os fatores que contribuíram para a seleção de Niterói como finalista, confira!

Participação social ativa

A parceria entre a Prefeitura de Niterói e o Colab começou em 2013 e passou por um período de testes. Desde então, o Colab cresceu e conta agora com 170 mil cidadãos cadastrados, uma conquista notável considerando que Niterói possui cerca de 500 mil habitantes.

O Coordenador de Comunicação Digital e Relacionamento com o Cidadão de Niterói, Fernando Stern, compartilhou sua perspectiva sobre a importância desse projeto:

“Niterói é uma cidade com uma longa história de mobilizações sociais e que instituiu, muitas vezes de forma inovadora, diversas ferramentas de escuta e participação da população. Aqui conferências, conselhos, audiências públicas e orçamentos participativos ocupam lugar de destaque na formulação de políticas públicas que estão na base das decisões governamentais. Porém, na última década, a necessidade de buscar outras formas de aproximar o cidadão com a gestão se tornou urgente. Por isso, há cerca de 10 anos, iniciamos uma estratégia de presença nas redes sociais, abrindo canais para receber demandas e sugestões da população em tempo real e sem a mediação da burocracia tradicional. Nesse processo, estabelecemos uma parceria com o Colab, que na época era uma Startup que acabara de ser reconhecida pela ONU como “Melhor Plataforma de Governança e Participação”. Juntos desenvolvemos esse importante case que agora está sendo reconhecido internacionalmente.”

Desde a implantação, mais de 158 mil solicitações foram registradas, incluindo 27.532 nos primeiros seis meses de 2023, mostrando um aumento significativo na adesão dos cidadãos. Além disso, mais de 50 consultas públicas foram realizadas, envolvendo quase 100 mil participações, permitindo aos cidadãos opinar e moldar políticas municipais.

A Administração Regional da Prefeitura também emprega o Colab no atendimento presencial, recebendo cidadãos em suas unidades e conduzindo vistorias nos bairros. Atualmente, 264 servidores operam a plataforma, respondendo às demandas dos cidadãos de forma eficaz.

Inovação e tecnologia

Mariah Araujo, Subsecretária da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos e Gerente do Projeto, destaca que a plataforma não apenas otimizou o encaminhamento das demandas dentro da Prefeitura, mas também está gerando economia e velocidade para a gestão, proporcionando maior satisfação para o cidadão. Ela acrescenta:

“Atualmente estamos trabalhando na implementação do Aplicativo de Campo, mais um módulo desenvolvido em parceria entre o governo e a plataforma, que permite que os funcionários da ponta possam dar baixa na solicitação logo após a sua execução.”

No início de abril, também foi lançada a integração entre o Sistema de Gestão da Geoinformação do município (SIGeo) e o Colab, com o objetivo de aprimorar a interação com a população e facilitar a tomada de decisões pelos gestores.

Agora, as demandas dos cidadãos são exibidas em camadas sobre o SIGeo, permitindo melhorias na gestão pública e nos serviços municipais. As informações do Colab, incluindo solicitações dos moradores, são georreferenciadas e acessíveis em um painel no SiGeo. Para conferir, acesse www.sigeo.niteroi.rj.gov.br e vá até a aba “painéis.”

Engajamento nas redes sociais

As redes sociais da Prefeitura também são altamente participativas, atraindo um público significativo. No total, as plataformas em que o município atua têm aproximadamente 650 mil seguidores.

A administração municipal está atenta às necessidades dos cidadãos em todos os seus canais digitais, incluindo grupos públicos no Facebook. Todas as interações são registradas e gerenciadas por meio da ferramenta do Colab, resultando na criação de dados e dashboards em tempo real.

“Niterói já recebeu prêmios e reconhecimento por seu trabalho nas redes sociais. De acordo com a plataforma SocialMediaGov, o Município possui um dos maiores alcances, envolvimentos e engajamentos do Brasil, se comparado a contas de outras prefeituras.”

Destaque como Cidade Inteligente

Recentemente, Niterói subiu no ranking de Cidades Inteligentes do Connected Smart Cities, chegando à 5ª posição. A cidade também está em 1° lugar entre as cidades com 100 a 500 mil habitantes e também liderando em Governança.

Colaboração na Gestão da cidade através do Colab e das redes sociais

O case “Colaboração na Gestão da cidade através do Colab e das redes sociais” está entre os finalistas na categoria “Cidadania”. Os vencedores serão anunciados no Congresso da OIDP, de 6 a 8 de novembro.

Agora, Niterói precisa do seu apoio para conquistar o prêmio e se destacar internacionalmente por suas práticas inovadoras em participação cidadã. A votação popular no site da OIDP está aberta até 12/09. Para votar, clique aqui.

E aí, gostou desse artigo? Confira mais conteúdos inéditos no blog do Colab. Se preferir, comece por aqui:

  • Como o Colab aumentou a participação social em Mogi das Cruzes: Em um mundo tecnológico, a conexão entre governo e cidadãos é essencial para superar desafios diários. Leia mais!
  • Conectando Cidadãos e Serviços Digitais em São Gonçalo: Separamos neste artigo o que você precisa saber sobre o uso do Colab em São Gonçalo e como ele está conectando cidadãos e serviços digitais. Leia mais!

Autor: Colab

Aprenda a digitalizar serviços públicos com nosso curso gratuito exclusivo. Transforme a experiência do cidadão e aumente a eficiência da sua prefeitura.


Inscreva-se!

Colab na Mídia

22.04.2024

Veja como o Colab melhorou a eficiência de alguns municípios

17.04.2024

Veja como o Colab atua na prevenção contra a dengue

16.04.2024

Atendimento multicanal: veja detalhes da parceria entre Colab e Prefeitura de Santo André

10.04.2024

Otimize os dados do seu município e melhore a prestação de serviços

13.03.2024

Indicadores de performance na gestão pública: fatores para levar em consideração

22.02.2024

Segurança de dados: um ponto que merece a atenção das gestões públicas

13.02.2024

Transformação digital: como ela pode contribuir na gestão pública colaborativa

08.02.2024

4 fatores que comprovam a relevância da inovação no governo

24.06.2024

Gestão colaborativa: transforme a relação entre cidadãos e administração pública

16.05.2024

Saiba qual é o poder do design de serviços na transformação do setor público